Transtornos da tireoide

Hipotireoidismo

É o transtorno da tireoide mais comum. Acomete principalmente mulheres e a chance de ter essa doença aumenta com a idade, e também é maior quando há casos na família.

Os sintomas geralmente são inespecíficos, como:
.Fadiga e sonolência
.Constipação intestinal
.Pele seca e unhas quebradiças
. Dor muscular
. Irregularidade menstrual
.Ganho de peso desproporcional à alimentação

O diagnóstico é realizado através de exame de sangue e o tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano, a Levotiroxina. Cada paciente precisa de uma dose individualizada, e o exame de sangue é realizado periodicamente para saber se a dose está correta.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é bem menos comum que o hipotireoidismo, e também é mais frequente em mulheres. ⠀

É caracterizado por uma quantidade excessiva de hormônios tireoidianos no sangue, e pode ter várias causas, sendo as principais:⠀
⠀ ▪Doença de Graves: Também causada pela produção de auto-anticorpos que levam a uma produção excessiva de hormônios pela tireoide ⠀
⠀ ▪ Adenoma tóxico: Um nódulo tireoidiano é responsável pela produção excessiva de hormônios ⠀
⠀ ▪ Bócio multinodular tóxico: Vários nódulos tireoidianos são responsáveis pela produção excessiva de hormônios ⠀
⠀ ▪ Tireoidites: condições que levam à inflamação da tireoide e liberação dos hormônios estocados nela, sendo o excesso de hormônios (denominado tireotoxicose) transitório.⠀

Diferentemente do hipotireoidismo, a maioria dos pacientes com hipertireoidismo fazem o diagnóstico a partir dos sintomas:⠀

. Ansiedade e agitação ⠀
. Tremor e sudorese ⠀
. Aceleração dos batimentos cardíacos e possíveis arritmias⠀
. Perda de peso não intencional⠀

O tratamento varia dependendo da causa do hipertireoidismo, e é essencial uma vez que as consequências dessa doença podem ser graves! ⠀

Nódulos da tireoide

Os nódulos de tireóide são encontrados em 3 a 7% das pessoas através da palpação da tireóide por um médico, e em até 76% das pessoas que realizam um ultrassom da tireóide.⠀

São mais comuns em mulheres, idosos, pessoas com deficiência de iodo na dieta ou que já se submeteram à radioterapia no pescoço.⠀

Alguns nódulos podem produzir um excesso de hormônio tireoidiano (a minoria), e por isso é importante sempre verificar a função tireoidiana através do exame de sangue. ⠀

Porém, a grande utilidade do ultrassom é ajudar na diferenciação dos nódulos benignos e malignos, já que esse últimos representam 5 a 10% dos nódulos tireoidianos. ⠀

Dessa maneira, a indicação é de que todos os pacientes (especialmente aqueles com alguma outra doença de tireóide, como hipotireoidismo, história de radioterapia na região do pescoço ou história familiar de câncer de tireóide) tenham sua tireoide palpada durante a consulta com endocrinologista ou outro médico. ⠀

No caso do médico encontrar algum nódulo no seu exame, ele solicitará o ultrassom da tireóide, para analisar as características desse nódulo e, assim, definir o risco de malignidade do mesmo. ⠀
Caso o nódulo apresente alguma suspeita de câncer, o médico solicitará uma biópsia realizada através de punção do nódulo por uma agulha fina.⠀

Caso não apresente suspeita, poderá continuar acompanhando o(s) nódulo(s) através de exames seriados de ultrassonografia!